“O sorriso das mulheres”, Nicolas Barreau

Este livro promete muito e não cumpre com o slogan a que se propõe: “esse livro te trará felicidade”, pretensioso demais e deixou mesmo muito a desejar. O que atraiu- me foi o cenário em que é narrado: Paris. O livro é interessante para conhecer mais sobre essa cidade, inclusive traz várias receitas, especialidades da protagonista Aurélie, uma jovem chefe de cozinha, dona do restaurante Le temps des cerises:

Aurélie tem uma decepção amorosa e começa a ler um livro em que se vê totalmente retratada, inclusive o nome do seu restaurante é citado. Começa a obsessão de Aurélie pelo autor do livro, um inglês misterioso chamado Robert Miller, aparentemente arredio aos meios de comunicação, mas na verdade queria ocultar a identidade de outra pessoa, o “inglês” era um “francês”.

O jovem escritor Nicolas Barreau (Paris, 1980) filho de mãe alemã e pai francês,  trabalhou na livraria Rive Gauche até decidir ser escritor. Nicolas em Paris:

É apaixonado por gastronomia (paixão refletida no livro), escreveu três romances que foram sucesso na Alemanha e Itália e que, em breve, se transformarão em filme.

Este livro teve uma muito boa publicidade, foi bastante divulgado na última Feira do Livro de Madri, onde fizeram uma propaganda in loquo meio patética e atrapalhada, vista quando eu passeava pela Feira desse ano. As meninas soletraram errado o nome do livro numa “animação contagiante”:

Uma narrativa previsível, com algumas pequenas lições de como começar a escrever um livro, mas nada excepcional.

Barreau, Nicolas. La sonrisa de las mujeres. Barcelona, Espasa, 2010. 268 páginas

Sobre estes anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s