Lev Tolstoi: “A morte de Ivan Ilitch”

Impressionante e intenso livro condensado em apenas 91 páginas desse gênio da literatura russa e mundial, Lev (ou Liev, Leo, León, Leão) Tolstoi (1828-1910) mais conhecido pelos romances “Guerra e Paz” e “Anna Karenina”.

Foto: Wikipédia

António Lobo Antunes escreveu o prefácio dessa edição da Leya e se declara completamente maravilhado com a obra, que já leu mais de 30 vezes e confessa que lerá “até o fim dos seus dias” (p. 5).

O livro começa com o velório do personagem e logo vem a apresentação da vida de Ivan Ilitch, que é um cidadão comum, trabalhador, casado e pai de dois filhos,  com problemas como todo mundo, dos mais tristes aos mais cotidianos. De repente a dor, a descoberta da doença misteriosa, sem nome, até o seu final. Todas as suas sensações e medos são descritos de forma magistral que nos fazem sentir a sua agonia. O sofrimento de Ivan é também o nosso. Passamos a partilhar o seu medo, que vai do desespero à esperança muito rápido. A dor física inferior a dor da alma: a solidão, a vontade de um abraço que nunca chega , a insensibilidade da família que vai ao teatro enquanto Ivan geme de dor. A doença que incomoda a mulher e os filhos, que têm pena, mas ao mesmo tempo querem se livrar de tudo aquilo.  Os anos de luta,  e agora a certeza da morte próxima. A saúde alheia que ofende, que machuca. A confusão e a busca de respostas.

A hora da morte é solitária, embora rodeada de pessoas. As recordações da infância e a busca de sentido para tanta dor, Ivan se pergunta se viveu como devia ter vivido, foi feliz? A resposta pode ser muito triste.

Sentimentos que esperamos não passar, mas que é comum para todos (a morte), contados de uma forma que nos deixa com um nó na garganta e lágrimas insistentes nos olhos. Depois de tudo, de tanto sofrimento, a morte deixa de parecer tão ruim.

A morte é “luz”.

Tolstoi, L. A morte de Ivan Ilitch, Portugal, Leya, 2008.

Preço: 5,95 euros

Sobre estes anúncios

9 comentários sobre “Lev Tolstoi: “A morte de Ivan Ilitch”

  1. Ola, gostaria de saber seu nome, eu sou Ana Parreira e moro no Brasil, em Campinas SP. Estou procurando essa edição de A Morte de Ivan Ilitch, justamente da editora Leya, porém está muito difícil encontrar aqui no Brasil. Gostaria de saber se pode me ajudar, no caso, eu pagaria o livro ou enviaria para você um exemplar do meu livro “TANGO PARA OS LOBOS – Cantos Proibidos de uma Aspie”, que não tem em livrarias do Brasil, exceto que está na livraria L`Harmattan, de Paris, como boa literatura estrangeira. Meu email é villa.aspie@gmail.com
    Apreciaria muito sua ajuda, pois gostaria de ler essa mesma edição prefaciada por Lobo Antunes. Pelo pequeno trecho que vi, a tradução está melhor que as de outras editoras, gostei muito.
    Um abraço

  2. Ola, gostaria de saber seu nome, eu sou Ana Parreira e moro no Brasil, em Campinas SP. Estou procurando essa edição de A Morte de Ivan Ilitch, justamente da editora Leya, porém está muito difícil encontrar aqui no Brasil. Gostaria de saber se pode me ajudar, no caso, eu pagaria o livro ou enviaria para você um exemplar do meu livro \”TANGO PARA OS LOBOS – Cantos Proibidos de uma Aspie\”, que não tem em livrarias do Brasil, exceto que está na livraria L`Harmattan, de Paris, como boa literatura estrangeira. Meu email é villa.aspie@gmail.com
    Apreciaria muito sua ajuda, pois gostaria de ler essa mesma edição prefaciada por Lobo Antunes. Pelo pequeno trecho que vi, a tradução está melhor que as de outras editoras, gostei muito.
    Um abraço

      • Obrigada, Fernanda, estou tentando inclusive contatar a editora Leya SA.
        Em todo caso, se alguém tiver, usado, tenho interesse em adquirir.
        Por outro lado, como eu faço para lhe enviar um exemplar do meu livro? Se está no Brasil, poderia me ligar, quem sabe posso enviar aqui mesmo e quem sabe está perto daqui? (estou em Campinas). Meu email é villa.aspie@gmail.com
        Meus tels. 19 – 2511.2443 fixo ou 9185.0015 Claro.
        Poderia me ligar?
        Ou quem quiser tiver o livro e quiser entrar em contato, tb poderá fazê-lo, é um prazer.

  3. Por que não me liga enquanto está no Brasil? Não tenho o Vibe, vou tentar instalar e ver como funciona, mas se está por aqui, pode me ligar se quiser, será um prazer. Inclusive poderia me dar um endereço para onde enviar o livro, aqui no Brasil mesmo, é mais fácil para mim
    um abraço

      • Jennifer
        Não irá encontrar meu livro em lugar algum, pois evitei que ficasse em livrarias, pois foi uma intensa história de amor, recente e real, uma longa e linda história.
        O TANGO PARA OS LOBOS só pode ser adquirido ou recebido por quem me pede diretamente por email.
        SE ainda houver, deverá existir apenas 1 na L´Harmattan, em Paris, pois escapou das minhas mãos, tendo sido levado por um livreiro que com ele se empolgou e o enviou para o livreiro de lá, seuamigo. Por isso, só eu posso enviá-lo, abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s