Notícias literárias: Pessoa e Saramago

No jornal português “Diário de Notícias” de ontem, duas notícias literárias interessantes: o leilão dos objetos do maior poeta português de todos os tempos, Fernando Pessoa, provocou polêmica e uma possível briga judicial entre “herdeiros, autoridades e estudiosos” (p. 46) por causa do espólio do escritor.

A sobrinha do escritor, Manuela Nogueira, acha que existe um complô contra a família por parte de Rui Pereira, diretor municipal da Câmara de Cultura de Lisboa que interrompeu o leilão de 25 lotes que, segundo ele, pertencem à essa instituição.

A sobrinha diz que deu o material para ser digitalizado, mas não pensava que estavam sendo vendidos. Manuela disse que o governo português deveria estar agradecido, pois foi graças à família que abriu ao público a arca onde o “tio Fernando” guardava seus escritos é que todos tiveram acesso à obra do escritor e que tudo foi comprado em 1978/9 por um preço exíguo.

A outra reportagem é sobre José Saramago que fala do seu novo livro “A viagem do elefante”, que comecei a ler e estou achando muito bom, e conta detalhes da sua doença que quase o impediu de escrever o livro. O escritor realmente passou muito mal, ficou meses apático, sem saber ao certo o que lhe acometia, com muitas idas ao médico e poucos resultados, até com um remédio “estranho” e a força da sua mulher Pilar, conseguiu vencer a doença e terminar o livro. Ainda bem.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s